PJE

Termopilha e Termopares



Termopilhas
Para entendermos o que é Termopilha Huton, vamos falar um pouco de termopar, pois Termopilha são na verdade, associações em serie ou paralelo de termopar.
Quando dois condutores diferentes ligados em um ponto em comum, ou enrolados um aos outro são aquecidos,  surge uma diferença de potencial.

“Em 1822, o físico Thomas Seebeck descobriu (acidentalmente) que a junção de dois metais gera uma tensão eléctrica que é função da temperatura. O funcionamento dos termopares é baseado neste fenómeno, que é conhecido como Efeito de Seebeck.”


Por haver uma diferença de temperatura nos condutores, Um deles (O que precisa de menos energia para liberar elétrons da camada de valência) Começa a fornecer elétrons para o outro condutor. Cria então uma diferença de potencial entre Eb e Ea.

Termopar na pastilha de peltier
Sabemos que uma das forma de retirar calor (ou energia) dos corpos, é simplesmente colocando ele dentro de uma geladeira. 


O compressor bombeia o gás refrigerante pelos dutos sobre alta pressão, (a pressão é tão alta que o gás esta nessa etapa, esta na forma liquida), Direcionando para o evaporador, passa de liquido para gasoso, nessa passagem o gás refrigerante rouba o calor do ambiente. Após resfriar o ambiente ele volta para a bomba, nesse etapa ele esta gasoso e quente. A bomba comprime ele novamente elevando a temperatura ainda mais. Para ser resfriado passa pelo condensador. Esse é o básico funcionamento das geladeiras, mas existem outras formas de retirar energia dos corpos. É o que vamos estudar agora.
Sabemos que a junção de dois condutores pode produzir uma DDP se houver uma diferença de temperatura, então podemos criar diferenças de temperatura usando energia elétrica? Sim u.u
O nome é Pastilha de Peltier, Quando trabalhei em uma loja de eletrônicos, tive oportunidade de brincar com uma dessas pastilhas, um dos lados esquenta, enquanto o outro esfria.
“O efeito Seebeck resulta da superposição de dois outros efeitos, descobertos posteriormente por Peltier e por Lord Kelvin, respectivamente em 1834 e 1851.”

O efeito Peltier é a presença de aquecimento ou de arrefecimento em um cruzamento eletrificado de dois condutores diferentes, Quando uma corrente elétrica flui através de uma junção entre dois condutores A e B, o calor pode ser gerado (ou removido) na junção.
 
Vamos usar outro tipo de condutor, vamos usar um semicondutor tipo P e N.


Quando os elétrons passam pela junção J2 e J3 eles retiram o calor dessas junções, resfriando-as, quando passam pelas junções J1 e J4 os elétrons liberam a energia.
As pastilhas de peltier são usadas em pequenos refrigeradores portáteis, processadores de computador, são inúmeros as aplicações dessas pastilhas. Elas funcionam com 12v continuo.
Deu para entender? Os termopares é uma junção de dois condutores diferentes, as termopilhas são vários termopares associado em serie ou paralelo.
Sensores usando termoplilhas





Esses sensores são sensíveis a energia térmica,  que esta pode ser transmitidas por contato ou por irradiação...
Todos os corpos irradiam energia na forma de infra vermelho, essa luz invisível provoca aquecimento nos corpos.





As junções dessas termopilhas são exposto a essa radiação aquecendo-as gerado DDP.
A figura acima é uma foto feita por uma câmera térmica, o funcionamento dessa câmera é baseada nas termopilhas.
Existem outras aplicações das termopilhas, por exemplo o uso delas nos pirômetros.
Pirômetro












  
Pirômetro










































































Mais exemplos de Aplicações :


MONITORAMENTO ENERGIA SOLAR / PV


Hukseflux fabríca e comercializa sensores de radiação solar. Somos uma empresa líder de instrumentos de precisão, fornecemos a comunidade científica, a indústria solar, integradores de sistemas e clientes OEM. Nossa linha de produtos para monitoramento PV inclui piranómetros (medição da radiação solar global) e pireliómetro (medição da radiação solar direta).









 

INDÚSTRIA E FOGO


Os sensores de fluxo de calor da Hukseflux podem ser utilizado em sistemas de medição e controlo industrial. Exemplos de aplicações são a análise de células de redução de alumínio, detecção de incrustações em caldeiras, ajuste fino de fornos, o acompanhamento dos altos-fornos, monitoramento de chama e compósitos de processamento. A utilização de medidores de fluxo de calor pode levar a: melhorias na eficiência, melhor segurança do sistema, detecção automática de incrustações e necessidade de manutenção



 
METEOROLOGIA E SOLO


Para os cientistas interessados em medição de fluxos na superfície a Hukseflux oferece radiômetros (radiômetros líquidas, piranómetros e pyrgeometros), bem como sensores de fluxo de calor e sensores de temperatura perfil ultra alta precisão do solo. Hukseflux oferece uma gama de produtos para medição das propriedades térmicas do solo. Hukseflux é a atual líder no mercado de medição de fluxo de calor relacionado à meteorologia e Sistemas de razão de Bowen.




 
 




FÍSICA DO EDIFÍCIO


Na construção física, a investigação das capacidades de isolamento de materiais de construção é um assunto importante de estudo. Hukseflux é a atual líder no mercado de medição de fluxo de calor relacionado com a construção física. O sensor mais utilizado é o tipo HFP01. Suprimentos Hukseflux sistemas turn-key para a análise da resistência térmica de envelopes de construção e elementos.




 





 A CIÊNCIA MATERIAL


Hukseflux é especializada na medição de condutividade térmica de plásticos, compósitos, líquidos, pastas e materiais granulares como solos. Capacidades especiais incluem a medição de compósitos em duas direções (fibra e perpendicular à orientação das fibras), e a medição de plástico e folha de metal de materiais finos.
 
 









CONCENTRADOR SOLAR


Hukseflux fornece uma categoria de sensores especiais para medição do fluxo de calor em caldeiras de concentradores solares. Nestes sistemas a luz solar é concentrada por centenas de espelhos em um receptor / caldeira que converte água em vapor. Os poderes de vapor de uma turbina para geração de energia elétrica. Nossos sensores são montados no sistema de caldeira para monitorar a construção de calor. Estes sensores não são parte do programa de entrega padrão, e não conste na lista de produtos.

 
 








LEVANTAMENTO DE ROTA TÉRMICA

Hukseflux é a atual líder de mercado na concepção do tipo agulha sensores de condutividade térmica. A principal aplicação desses sensores é de medição de condutividade térmica e a resistividade do solo. Há duas categorias de produtos: A primeira consiste em sistemas científicos (tipos de agulhas TP02 e TP08, com o tipo de sistema TPSYS02). A segunda categoria são os sistemas projetados para robustez ao invés de precisão, com os sistemas de FTN01, MTN01 e TNS01.


 




Monitorização do sol para construir mapas (mapas solar)






Nenhum comentário:

Postar um comentário